Processo de transição.

Top PDF Processo de transição.:

Transição para agricultura de base ecológica: um processo social

Transição para agricultura de base ecológica: um processo social

RESUMO : O presente artigo tem como objetivo analisar o projeto de transição para uma cafeicultura orgânica que foi realizado em duas comunidades rurais no norte do estado do Paraná, em 2003. A partir da pesquisa de campo e das consultas bibliográficas sobre a Agroeocologia e a perspectiva teórica orientada pelo ator (POA) constatou-se que o método de transição, ao se utilizar de um modelo preestabelecido de atividades de transição, impossibilitou a participação do ator social e não contribuiu com o processo de empoderamento desses agricultores acerca da nova cafeicultura que se estabelecia. É destacado que, para o processo de transição ter se dado por completo não apenas o método foi determinante, mas, sobretudo, as conseqüências geradas por ele ainda no decorrer da transição, como, por exemplo, o negligenciamento com as regras e normas sociais da comunidade; a inserção na lógica dos selos de certificação; e, a perspectiva motora de comercialização com a rede de comércio justo e solidário com a França. Conclui-se que caso se pretenda utilizar métodos de transição já utilizados em outros projetos de desenvolvimento rural voltado para a agricultura de base ecológica, necessariamente esse método deve ser reelaborado e ressignificado com o novo grupo de atores para inclusão das suas especificidades e suas questões mais relevantes. O método de transição deve buscar ainda a transição agroecológica do agroecossistema, sem tempo determinado para começar e terminar, e visando o funcionamento harmônico de homem e natureza na arte de fazer agricultura.

15 Read more

Entraves para a certificação orgânica do leite numa central cooperativa de agricultores familiares do oeste catarinense

Entraves para a certificação orgânica do leite numa central cooperativa de agricultores familiares do oeste catarinense

A transição de sistemas de produção convencionais para agroecológicos é um processo complexo, o qual será mais bem sucedido quanto mais produzir um redesenho do agroecossistema, visando seu funcionamento com base em processos ecológicos mais adequados à sua dinâmica natural (GLIESSMAN, 2000). Esta é uma situação ideal, à qual se desejaria que todos agroecossistemas chegassem, porém um sistema de produção pode adequar-se às normas legais e se enquadrar como orgânico, sem produzir um efetivo redesenho visando ser ecologicamente autossustentado. As exigências legais para a produção orgânica não impõem que todas as atividades desenvolvidas numa unidade produtiva estejam em processo de transição. O decreto 6.323, de 27 de dezembro de 2007, define a possibilidade de uma produção orgânica ser obtida onde, “na mesma unidade de produção ou estabelecimento, haja coleta, cultivo, criação ou processamento de produtos não orgânicos”. Isto é denominado de “produção paralela” (BRASIL, 2009). Entretanto, realizar mudanças produtivas adequando-se às normas legais, mesmo que sem um amplo redesenho do agroecossistema, é um passo pelo qual todos os agricultores que desejam vender seus produtos como orgânicos terão que passar, em função da exigência imposta pela legislação (BRASIL, 2009).

14 Read more

Impactos sobre a dinâmica produtiva e as relações de gênero na transição agroecológica de um grupo de mulheres assentadas

Impactos sobre a dinâmica produtiva e as relações de gênero na transição agroecológica de um grupo de mulheres assentadas

Esta dissertação analisa os impactos de um processo de Transição Agroecológica ocorrido entre os anos de 2004 e 2006, com um grupo de mulheres do Assentamento do Vergel em Mogi Mirim, SP, na dinâmica produtiva e das relações de gênero. Analisou-se um grupo de 12 mulheres agricultoras, integrantes de 6 famílias através de relatos orais de história de vida e por meio do método "Análise Diagnóstico de Sistemas Agrários" (FAO/INCRA, 1999) adaptado ao enfoque de gênero. Verificou-se que em menor ou maior grau, a transição agroecológica trouxe impactos sobre a dinâmica produtiva e a geração de renda nos lotes das famílias baseando-se na otimização dos recursos, redução de custos de produção, diversificação das atividades produtivas e dos canais de comercialização, privilegiando os canais de venda direta. Do ponto de vista social, a transição agroecológica gerou um reconhecimento dos projetos de produção das mulheres assentadas, e destas enquanto agricultoras familiares, gerando produtos diferenciados e possibilitando sua inserção em mercados alternativos, aumentando sua visibilidade, a troca de experiências e melhorando sua auto-estima . Em relação aos impactos sobre as relações de gênero, percebeu-se um forte crescimento da auto-estima, além de um aumento na capacidade organizativa das mulheres, através da organização social coletiva, proporcionada pela criação da Associação de Mulheres Agroecológicas (AMA). Embora também tenha havido um grande ganho de conhecimentos sobre as práticas produtivas e um fortalecimento do papel das mulheres enquanto “atores sociais coletivos”, sua luta por reconhecimento, acesso aos recursos e autonomia ainda encontra resistências dentro de algumas famílias e no assentamento. Mas suas conquistas e demandas começam a se tornar “visíveis”.

217 Read more

Avaliação de biomassa vegetal em sistema de produção em transição agroecológica

Avaliação de biomassa vegetal em sistema de produção em transição agroecológica

Durante as caminhadas transversais na UPVF muitas informações foram levantadas junto aos agricultores, que contribuíram de forma decisiva para a discussão dos resultados obtidos neste trabalho. Algumas delas serão apontadas quando necessárias. Um aspecto importante na compreensão do sistema de produção e que foi apontado pelos agricultores, é o aumento gradativo de culturas perenes e de áreas de mata nativa, nos últimos cinco anos, e consequente diminuição da área destinada à produção animal (gado de leite, eqüinos e aves). Os agricultores destacaram várias vezes a intenção em avançar no processo de transição agroecológica em busca de melhores condições de vida no campo e fizeram afirmações como “a matéria orgânica do solo é imprescindível”. Entretanto, ainda utilizam insumos externos para a produção. O estado de conservação do solo nas diferentes áreas, a diversidade de culturas e o aproveitamento de resíduos agrícolas foram considerados importantes evidências de que os agricultores da UPVF estudada se esforçam por adotar práticas que permitam fazer a transição agroecológica.

13 Read more

Avaliação da deterioração socioeconômica e ambiental da microbacia do córrego Saudade, afluente do rio Uberaba

Avaliação da deterioração socioeconômica e ambiental da microbacia do córrego Saudade, afluente do rio Uberaba

Comparando os índices obtidos para deterioração, pode-se destacar que o fator econômico é o mais preocupante na região da APA, devido à baixa renda do produto e a conseqüência deste sobre os outros índices (Figura 4), mesmo assim, todas as deteriorações calculadas estão longe do limite tolerável proposto por Rocha (1997). O índice obtido para FA de 20,8% não reflete a real situação da área estudada, pois a deterioração parece ser maior do que o calculado. Talvez este fato venha comprovar que a metodologia utilizada, ainda não está adequada para a nossa região, conforme também destacado por FRANCO et al. (2005) em seu estudo, onde observou valores elevados de deterioração social (62,7%), econômico (78,0%), tecnológico (62,9%) e socioeconômico (67,8%), entretanto, constatou o valor observado para deterioração ambiental (9,1%) não reflete o observado.

10 Read more

Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: Processo de aprendizagem, competencias e redes de relacionamento

Desenvolvimento de empresários em empresas de pequeno porte do setor hoteleiro: Processo de aprendizagem, competencias e redes de relacionamento

O critério de amostragem adotado foi o não-probalibístico por julgamento. A escolha desse critério explica-se pelo reduzido tamanho do universo e pelo objetivo de obter uma amostra consistente, na qual inferências sobre a população pudessem ser feitas (Gummesson, 1991). Esse critério amostral é considerado o mais apropriado para estudos exploratórios, em que o objetivo da pesquisa é gerar teorias e uma compreensão mais ampla do processo social. Os métodos não- probabilísticos se adaptam perfeitamente às pesquisas exploratórias, em que há a necessidade de conhecer mais qualitativamente o fenômeno abordado. Pode-se entender melhor esse tipo de amostragem pela explicação dada por Arber (apud Nigel 1993, p.71): “quando o objetivo do pesquisador é o de gerar teoria e uma compreensão mais ampla do processo social ou da ação social, a representatividade da amostra é de menor importância, e a melhor estratégia de amostragem deve ser baseada no julgamento do pesquisador”.

24 Read more

O cultivo do morangueiro em sistema de transição ecológica: componentes do rendimento e incidência de doenças

O cultivo do morangueiro em sistema de transição ecológica: componentes do rendimento e incidência de doenças

O experimento constou da utilização de duas cultivares de morangueiro: Camarosa, de dia curto, amplamente utilizada na região Sul; e Albion, cultivar de dia neutro que está sendo introduzida na região (MARTINS, et al., 2009). O manejo adotado durante o ciclo produtivo constou da abertura dos túneis na primeira hora da manhã (8h00) e fechamento no final da tarde (16h00 no inverno e 18h00 no verão). Limpezas quinzenais foram realizadas em todas as plantas, retirando-se folhas, pseudofrutos ou até mesmo plantas severamente atacadas por insetos ou doenças. O manejo fitossanitário de ácaros foi efetuado mediante aplicação de calda sulfocálcica nos dias 07/07, 18/07, 31/07, 17/10, 19/11, 04/12.

10 Read more

Avaliação interdisciplinar de um sistema de captação de água de chuva construído através de processo participativo com agricultores familiares paulistas

Avaliação interdisciplinar de um sistema de captação de água de chuva construído através de processo participativo com agricultores familiares paulistas

O levantamento dos problemas da comunidade foi realizado por meio de visitas à comunidade e conversas com os agricultores da cooperativa durante oito dias entre setembro de 2008 a janeiro de 2009. Após a verificação de que a comunidade passou por problemas relacionados à falta de água, foi trabalhada a valorização e construção de percepções sobre água e sistemas de captação de água de chuva com os agricultores, por meio de conversas e uma reunião, realizados entre fevereiro e junho de 2009 no assentamento. Estas etapas foram realizadas por meio de metodologia da observação participante (VALLADARES, 2007) e de princípios básicos do diagnóstico rural participativo (VERDEJO, 2006).

12 Read more

Ergonomic improvement implanted in the transport of parts of a PIM company

Ergonomic improvement implanted in the transport of parts of a PIM company

A implementação de uma nova melhoria ergonômica no transporte de peças na NBB serviu como referência para a implantação de revisões laterais de processos onde o transporte de peças provoca impactos severos sobre o colaborador. A proposta aplicada trouxe grande mérito no quesito valorização do funcionário, pois, diante da atual condição em que o mercado se encontra uma solução para redução de custo no processo cai como uma luva, pois os custos de manter um colaborador afastado faz com que a empresa tenha um gasto dobrado para substituir o operador, para capacitar e treinar no processo em questão. Além do que elimina a possibilidade de colocar o colaborador em situação que possa causar constrangimento diante da família, ou diante dos colegas de trabalho.

17 Read more

Sistemas de manejo em transição agroecológica: coerências e contradições na prática cotidiana de agricultores familiares

Sistemas de manejo em transição agroecológica: coerências e contradições na prática cotidiana de agricultores familiares

A caracterização do sistema de manejo de solo foi realizada a partir de questionários e de observação. Buscou-se desta forma identificar o conjunto de práticas e procedimentos de manejo do sistema solo-água-planta utilizados pelos agricultores em seus diferentes sistemas de produção de forma a poder inferir, após uma analise comparativa de conteúdos, sobre a existência de coerência ou não entre sua concepção sobre um solo sadio ou de boa qualidade e as práticas de manejo que, efetivamente, são adotadas e os motivos que os têm levado na adoção dessas práticas, estando ou não adequados às ideias que apresentaram. Resultados e discussão

16 Read more

Organização do trabalho e controlo de qualidade numa estação de soldadura robotizada

Organização do trabalho e controlo de qualidade numa estação de soldadura robotizada

Findo este estudo pode observar-se que o processo de soldadura robotizada não se encontra ainda completamente controlado e dominado nesta empresa, pelo que outros estudos deverão ser feitos neste sentido. Por este motivo está a ser implantado o programa de controlo de qualidade, que visa averiguar as causas dos disfuncionamento do robot. Sabendo-se com a introdução de novas tecnologias exige um processo de amadurecimento e de avaliação, a empresa estudada pode iniciar agora esse processo de avaliação crítica da experiência.

9 Read more

Method for automated requirement checking in social housing projects

Method for automated requirement checking in social housing projects

O presente trabalho propôs um método para a verificação automatizada de projetos em empreendimentos de habitação de interesse social (EHIS), que contém uma série de atividades, além da aplicação do software propriamente dito. Esta pesquisa buscou também apontar limitações na ferramenta de verificação de requisitos mais utilizada atualmente, ao mesmo tempo em que buscou contribuir com a compreensão da natureza dos requisitos em EHIS. Entre as contribuições desta pesquisa destaca-se o conhecimento da natureza dos requisitos mínimos considerados no programa Minha Casa, Minha Vida. Nesse sentido, a aplicação do método desenvolvido indicou que alguns requisitos não são expressos por meio de variáveis quantificáveis, fazendo com que o texto normativo dê margem a interpretações subjetivas. Com relação aos benefícios do método, sua aplicação indicou que ele pode potencialmente contribuir para aumentar a conformidade em relação aos requisitos estabelecidos em normas e regulamentos, como também melhorar a consistência e a qualidade da apresentação dos projetos desenvolvidos por meio de um modelo BIM. Além disso, a comparação entre o método proposto e o processo tradicional, embora limitada a dois projetos, evidenciou grande redução no tempo de verificação, cuja economia pode compensar o esforço necessário para a modelagem BIM. Esses ganhos podem ser maiores caso a verificação seja realizada pelos próprios projetistas, como um teste de decisões de projeto ainda na fase de concepção do produto.

21 Read more

Fósforo, nitrogênio, lignina, celulose e polifenóis em amostras de serrapilheira foliar de Neea macrophylla, Cecropia palmata e Casearia arborea no Nordeste do Estado do Pará

Fósforo, nitrogênio, lignina, celulose e polifenóis em amostras de serrapilheira foliar de Neea macrophylla, Cecropia palmata e Casearia arborea no Nordeste do Estado do Pará

A dinâmica de nutrientes na decomposição da serrapilheira (liteira) foliar parece ser determinada entre outros fatores pela composição química do material inicial sobretudo pela razão C:N, que segundo Mfilinge et al (2002) a maior velocidade de decomposição foi observada em folhas de Kandelia candel (L.) com altas concentrações de N, ou seja, baixa razão C:N. A caracterização deste parâmetro, pode ser utilizada na seleção de espécies potencialmente cicladoras de nutrientes, haja vista, que as taxas de transferência do P orgânico para o solo da capoeira é fator fundamental na recuperação dos níveis de P ao longo do pousio agrícola, no máximo de 2 a 3 anos. Dessa forma, espécies com altas razões C:N, ou C:P não são ideais em processos de enriquecimento de ambientes agrícolas, onde o tempo é um fator limitante. Os autores ainda relatam que o teor de água no material a ser decomposto influencia diretamente as taxas de decomposição, o que sugere que no período de maior precipitação maior liberação de nutrientes é esperada para o meio. Contudo há de se relacionar simultaneamente à perda por lixiviação.

9 Read more

Avaliação fitossociológica da comunidade infestante em áreas de transição para o café orgânico

Avaliação fitossociológica da comunidade infestante em áreas de transição para o café orgânico

Um dos métodos eficientes no controle de plantas daninhas em sistemas agroecológicos é o uso de adubos verdes, que exercem forte competição com as plantas daninhas por ocu- parem a área rapidamente. Bond & Grundy (2001) comentam que coberturas de solo, vivas ou não, são mais eficientes na prevenção de germinação de sementes de plantas daninhas e emergência de plântulas que na supressão de plantas já estabelecidas. O uso de culturas de cobertura para controle de plantas dani- nhas deve ser visto como um componente do manejo integrado que, combinado com outros métodos de controle biológico (cultural, mecâ- nico e químico), pode contribuir para a redução das taxas de aplicação de herbicidas em pós- emergência e para o preparo da área para plantio direto, visto que o uso de herbicidas para dessecar a cultura de cobertura é prática rotineira nesse sistema de cultivo (Williams et al., 1998).

12 Read more

Concepção de postos de trabalho em novos sistemas produtivos: o exemplo da robÓtica industrial

Concepção de postos de trabalho em novos sistemas produtivos: o exemplo da robÓtica industrial

O ambiente físico, inclui diferentes aspectos das condições físicas de trabalho, nomeadamente: (i) Humidade; (ii) Luminosidade; (iii) Vibração e o (iv) Ruído. Estas variáveis são importantes para delimitar a dimensão ergonómica da concepção de postos de trabalho em novos sistemas produtivos. Assim, por exemplo, a luminosidade parece estar em relação directa com a produtividade. Além disso, se uma tarefa pode ser facilitada por melhoria dos níveis de iluminação, a sua performance melhora quase sempre

10 Read more

O Projeto Político Pedagógico: Elementos Para O Debate

O Projeto Político Pedagógico: Elementos Para O Debate

O PPP, pois, elaborado coletivamente se constitui num grande passo da democratização da gestão. Assim, sua forma de avaliação e monitoramento são definidos também em assembleia, inclusive o nome daqueles que vão coordenar e definir a periodicidade desse trabalho. Tais decisões, no entanto, dar-se-ão em conflito, pois as divergências e concepções diversas são inerentes ao exercício da democracia, em particular nas instituições públicas, espaço de construção da cidadania. Constitui-se, portanto, a elaboração do PPP uma tarefa árdua, mas não impossível, e demanda comprometimento de todos da comunidade escolar.

12 Read more

Desenvolvimento e validação de um sistema de recomendação de informações tecnológicas sobre cana de açúcar

Desenvolvimento e validação de um sistema de recomendação de informações tecnológicas sobre cana de açúcar

Por outro lado, aproximadamente metade das páginas apresentou variações estatisticamente significativas (p<0,05, em pelo menos um dos testes). Dessas, a maioria teve a taxa de rejeição diminuída, com exceção das páginas Fabricação do açúcar e Açúcar. Especialmente, no caso das páginas de Fabricação do açúcar e Açúcar, a diferença positiva pode ser interpretada sob o aspecto do volume de acessos. Como essas são duas das páginas mais acessadas e com altas taxas de rejeição, isso pode indicar que os usuários já encontraram as informações desejadas nas próprias páginas. Outra explicação é que a quantidade de visitas antes da disponibilização

9 Read more

Concepções de nutrizes sobre a vivência do processo de amamentar

Concepções de nutrizes sobre a vivência do processo de amamentar

As participantes deste estudo relataram que o processo de amamentação foi vivenciado por elas como sendo um momento de aprendizado e adaptação, algumas referiram dificuldades, no entanto, aquelas que já detinham algum conhecimento sobre a importância da amamentação superavam as dificuldades com mais facilidade. O estudo evidenciou a carência de orientação acerca do aleitamento materno por parte dos profissionais que atendem nos serviços da ESF. Sendo que, essa carência de informações pode influenciar de forma negativa no processo de amamentação, colaborando assim para o desmame precoce. As mães que desejam amamentar, ou ainda aquelas que não tenham a certeza se querem viver este momento, quando bem informadas, adaptam-se melhor a este processo. O enfermeiro deve estar apto a fornecer orientação, apoio, incentivo e esclarecimentos referentes à amamentação, possibilitando que o ato de amamentar seja uma prática prazerosa, oportuna e efetiva para as mães e bebês. Nessa ótica, atenção especial deve ser dispensada às mães considerando que as concepções das vivências aqui relatadas revelaram que as dificuldades abordadas pelas nutrizes seriam facilmente sanadas se tivessem sido melhor orientadas e acompanhadas durante todo o processo de amamentação.

5 Read more

Produção de sementes de cebola em sistemas convencional e de transição agroecológica

Produção de sementes de cebola em sistemas convencional e de transição agroecológica

A adubação utilizada foi composta de uma mistura de MB4 (composto de rocha - 100 kg/ha), fosfato (100 kg/ha) e composto Ecocitrus (adubo orgânico - 5000 kg/ha), incorporada nos sulcos. Após o plantio dos bulbos, foram realizadas três aplicações de calda bordaleza a 1%, entre o plantio e a floração, e aplicações do biofertilizante, desde o plantio até o final do ciclo da cultura. A fabricação do biofertilizante (200 litros), foi a partir do Kit Supermagro, composto de sais de micronutrientes (boro, cobre, manganês), acrescido de 40 litros de esterco, 100 litros de água, quatro litros de leite e cinco quilos de açúcar ou mel. O tambor foi colocado em exposição ao sol para ajudar na fermentação e, a cada sete dias, era acrescentado um sal de micronutriente. O pH era mantido em torno de 6,5.

14 Read more

"Transições e Pontos Críticos das Trajectórias de Escolaridade: Estudo de Caso em seis Escolas Secundárias da Grande Lisboa"

"Transições e Pontos Críticos das Trajectórias de Escolaridade: Estudo de Caso em seis Escolas Secundárias da Grande Lisboa"

Assim, quando investigamos as características das trajectórias escolares do(a)s jovens portuguese(a)s, não é de descartar, em nossa opinião, a influência deste tipo de condicionalismos que entroncam no estatuto familiar. Do mesmo modo, não podem ser ignoradas as características do meio económico e empresarial envolvente, nem a rede complexa de interacções que este exerce quer com as famílias, quer com a escola. Duru-Bellat (2002) propõe uma metodologia bastante robusta e abrangente para a consideração destes múltiplos efeitos, à qual temos recorrido em outras análises. No entanto, e como temos referido, a nossa principal intenção neste artigo consiste em fazer realçar a importância, ceteris paribus, do percurso escolar do(a)s jovens e da forma como se desenvolvem os processos de transição mais críticos ao longo das suas trajectórias de escolarização.

22 Read more

Show all 10000 documents...